Chegado o momento de comemorar o seu jubileu de prata que seria no dia 27 de agosto de 1958, a conferência preparou a festa com a antecipação para ao dia 24 (domingo) com a Santa Missa celebrada na Capela Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos do Hospital Santo Antônio, pelo Revmo. Cônego Lucio Floro Grazziozi que era então o assistente eclesiástico da obra vicentina na Diocese. Os Confrades Ezequiel Machado do Nascimento e José Joaquim Magalhães que na ocasião exerciam os cargos de presidentes dos Conselhos Central e Particular respectivamente, a frente de um grande número de confrades sorocabanos homenagearam a Conferência que comemorava os seus 25 anos de existência, participando do grandioso banquete eucarístico sob os cânticos do afinado grupo coral da Congregação Mariana de São Bento que também se fez presente. Servido o costumeiro café Vicentino, houve assembléia geral no salão da Escola de Corte e Costura que foi presidida pelo cônego Lucio, ocasião em que foi apresentado um relatório das atividades da Conferência SÃO JOÃO BATISTA, desde a sua fundação.
Decorridos alguns anos, a obra vicentina em Votorantim começou a dar os primeiros sinais de expansão. Assim é que um grupo de respeitáveis senhoras uniram-se para fundar a primeira Conferência Feminina sob o título de Nossa Senhora da Aparecida com a sua primeira reunião em 12 de outubro de 1963. logo mais um grupo de senhoras entusiasmadas com os objetivos da Sociedade de São Vicente de Paulo que conheceram pela leitura do respectivo Manual, fundaram a Conferência Nossa Senhora Consolata em 15 de novembro de 1965, que funciona na Casa Paroquial do mesmo nome, no bairro Vossoroca, onde têm seus domicílios aquelas jovens. Em seguida outro grupo de dignas matronas, sentindo a necessidade de expandir cada vez mais a obra de Ozanam, formaram outra Conferência com o título de Santa Maria Bertila que começou funcionar em 13 de outubro de 1966.
A primeira Conferência da cidade, a de São João Batista, a única masculina então existente, como não podia deixar de ser, sentiu os efeitos do progresso do movimento vicentino que se verificara na cidade, graças ao apoio e incentivo do atual vigário, Revmo. Padre Luis Trentini. Eis que aumentou o número de seus membros dando condições para um desdobramento que foi decidido pela própria conferência agora sob a presidência do Confrade Olério Boscariol que escolheu 8 de seus confrades, desmembrando-os, a fim de que eles fundassem uma nova conferência masculina, o que foi feito. No dia 19 de abril de 1967 começou então funcionar uma nova conferência Vicentina com o nome de Santo Inácio de Loyola.
Contando Votorantim com 05 Conferências Vicentinas em atividade, verificou-se desde logo a necessidade da organização de um Conselho Particular um órgão hierárquico da Sociedade que, além de outras funções estabelecidas pelo Manual da Sociedade de São Vicente de Paulo que, evidentemente, foram inspiradas pela caridade cristã. É o Conselho um laço de união entre todas as Conferências para que entre elas e entre seus membros, a fraternidade seja realidade. A constituição do Conselho Particular de Votorantim foi providenciada e aguarda-se apenas a sua instalação oficial que será feita pelo Conselho Central Diocesano de Sorocaba em data a ser designada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário