quarta-feira, 22 de julho de 2009

E assim nasceu a SSVP de Votorantim


BREVE HISTÓRICO

Um confrade que havia há um ano e pouco constituído família pelos laços de matrimônio, fixou residência em Votorantim, então distrito do município de Sorocaba. Corria o ano de 1931. Esse Confrade na ocasião militava na Conferência do Senhor Bom Jesus da referida cidade, desde a sua fundação em 1926. Desejava ele que também Votorantim sentisse os efeitos da magnífica obra que Antônio Frederico Ozanam idealizou e fundou nos idos de 1833, na França, coadjuvado por alguns jovens seus colegas universitários que com ele comungavam o mesmo ideal cristão.
Como é natural, seguindo disposições do Manual da Sociedade que diz, entre outras, “que não se faça nada sem a aprovação da autoridade eclesiástica local”, o confrade que mudou de comunidade por transferência de domicilio, procurou entrevistar-se com o Revmº. Cura Padre José Zanolla, de saudosa memória, para expor-lhe o seu intento. Prudentemente aquele sacerdote não aprovou de pronto a fundação da Conferência, já que no momento o Curato carecia de elementos preparados para enfrentar os trabalhos que de seus membros exige uma Conferência Vicentina. Nesse diálogo com o Padre recebeu o incentivo para que continuasse diligenciando a fim de que num futuro não muito distante se tornasse realidade aquilo que no momento seria irrealizável.
Dois anos depois, após algumas reuniões preparatórias realizadas na residência do aliciador de elementos, agora já com aprovação do Sr. Cura, foi instalada a primeira Conferência Vicentina de Votorantim que recebeu o nome do Padroeiro do lugar SÃO JOÃO BATISTA. Isto foi no dia 27 de Agosto de 1933. Nesse dia o Conselho Central Diocesano e o Conselho Particular de Sorocaba, organizaram uma caravana composta de numerosos Vicentinos da cidade que a pé, rezando e cantando, chegaram até Votorantim para a instalação solene da nova Conferência e que se fez na própria igreja sob a presidência de honra do Padre Zanolla. Assistido pelo presidente do Conselho Central da época Major Abílio Soares, e então Presidente do Conselho Particular de Sorocaba, confrade Eliezer Barbosa Lima, de saudosa memória, deu por fundada a Conferência SÃO JOÃO BATISTA, formando a sua primeira diretoria constituída de presidente, vice-presidente, secretário e tesoureiro, nomeando para essas funções – pela ordem de cargos os Confrades Eugênio Ildefonso, João Maria de Camargo (falecido em fevereiro de 1946), Miguel Ramos e Benedito Kriguer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário